terça-feira, 21 de julho de 2009

"TEIXEIRINHA"










"CORAÇÂO DE LUTO"

O maior golpe do mundo que eu tive na minha vida
Foi quando com nove anos perdi minha mãe querida
Morreu queimada no fogo morte triste, dolorida
Que fez a minha mãezinha dar o adeus da despedida

Vinha vindo da escola quando de longe avistei
O rancho que nós morava cheio de gente encontrei
Antes que alguém me dissesse eu logo imaginei
Que o caso era de morte da mãezinha que eu amei

Seguiu num carro de boi aquele preto caixão
Ao lado eu ia chorando a triste separação
Ao chegar no campo santo foi maior a exclamação
Cobriram com terra fria minha mãe do coração

Dali eu saí chorando por mãos de estranhos levado
Mas não levou nem dois meses no mundo fui atirado
Com a morte da minha mãe fiquei desorientado
Com nove anos apenas por este mundo jogado

Passei fome, passei frio por este mundo perdido
Quando mamãe era viva me disse: filho querido
Pra não roubar, não matar não ferir, não ser ferido
Descanse em paz, minha mãe eu cumprirei seu pedido

O que me resta na mente minha mãezinha é teu vulto
Recebas uma oração desse filho que é teu fruto
Que dentro do peito traz o seu sentimento oculto
Desde nove anos tenho o meu coração de luto.

Vítor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha, (Rolante, RS, 3 de março de 1927Porto Alegre, 4 de dezembro de 1985) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como o "Rei do Disco", pelos recordes de vendas de discos que consegue até hoje, mesmo já falecido.


Teixeirinha teve uma infância difícil, especialmente por ter perdido aos sete anos o pai, um carreteiro, e aos nove anos a mãe, em um incêndio. Em 1960 tornou-se sucesso nacional com o lançamento de "Coração de Luto",que falava da trágica morte de sua mãe, no programa do Chacrinha. Em 1961 conheceu em Bagé a cantora Mary Terezinha, que se tornou sua efetiva companheira.

Atuou também no cinema, sendo que o filme Coração de Luto, de 1967, era uma autobiografia.

Teixeirinha é um típico músico da música gaúcha, sendo ele um ícone do estilo. Uma de suas canções mais famosas é "Querência Amada", que em sua introdução possui uma dedicatória ao pai e acabou se tornando um hino informal ao Rio Grande do Sul.

Teixeirinha e Mazzaropi foram os maiores fenômenos populares do cinema sul-americano Embrafilme com fracos resultados. Uma análise mais detalhada dos resultados de exibição pode conduzir a uma melhor compreensão da relação regional da distribuição e da exibição. regional. No caso do cantor gaúcho, seus filmes chegaram a superar 1,5 milhões de espectadores, obtidos apenas nos três estados do sul do país. Eram co-produzidos por distribuidores e exibidores locais, que lhes asseguravam a permanência em cartaz.

Um abraço e Uma Boa Semana!!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

"GILDO DE FREITAS"










Me Chamam de Grosso

Composição: Gildo de Freitas

Me chamam de grosso, não tiro a razão
Eu reconheço a minha grossura
Mas sei tratar a qualquer cidadão
Até representa que eu tenho cultura
Eu aprendi na escola do mundo
Não fui falquejado em bancos colegiais
Eu não tive tempo de ser vagabundo
Porque quem trabalha vergonha não faz

Eu trabalhava, ajudava meus pais
Sempre levei a vida de peão
Porque no tempo em que eu era rapaz
Qualquer serviço era uma diversão
Lidava no campo cantando pros bichos
Porque pra cantar eu trouxe vocação
Por isso até hoje eu tenho por capricho
De conservar a minha tradição

Eu aprendi a dançar aos domingos
Sentindo o cheiro do pó do galpão
Pedia licença apeava do pingo
E dizia adeus assim de mão em mão
E quam conhece o sistema antigo
Reclame por carta se eu estou mentindo
São documentos que eu trago comigo
Porque o respeito eu acho muito lindo

Minha sociedade é o meu CTG*
Porque nela enxergo toda antiguidade
Não se confundam eu explico porque
O traje das moças não são a vontade
E se por acaso um perverso sujeito
Quiser fazer uso em abusos de agora
Já entra o machismo impondo o respeito
E arranca o perverso em seguida pra fora

ô mocidade, associem com a gente
Vá no CTG* e leve um documento
Vá ver de perto que danças de centes
E que sociedade de bons casamentos
Vá ver a pureza, vá ver a alegria
Vá ver o respeito dessa sociedade
Vá ver o encanto das belas gurias
Que possa lhe dar uma felicidade

Gildo de Freitas (Porto Alegre, 19 de junho de 1919Porto Alegre, 4 de dezembro de 1982), nome artístico do cantor e compositor brasileiro Leovegildo José de Freitas.

Possuia um estilo muito próximo ao do também tradicionalista Teixeirinha, com quem, apesar de algumas divergências, por vezes fez parcerias e rivalizava em popularidade.

Trabalhou em diversas profissões, mas era a rigor um trovador e cantador popular.

Uma Boa sexta-feira a todos os amigos. Abraço

quinta-feira, 9 de julho de 2009

"VANEIRA DA MADRUGADA"




























Mario José de Ávila Meireles
(1957 - 2009)

Ontem de tarde na estância eu comecei pensar
Como que eu faria para te encontrar
Eu encilhei cavalo, sem me
despedir
Vim te procurar se não te encontrar vou cantar assim

Esta madrugada eu quero beber e pensar em ti
Eu te amo muito a saudade é grande nunca te esqueci

Pra ti simplesmente foi uma noite qualquer
As vezes não entendo um coração de mulher

Pra este peão de estância se tornou ruim
Não vou desistir se não conseguir vou cantar assim

Esta madrugada eu quero beber e pensar em ti
Eu te amo muito a saudade é grande nunca te esqueci

Está Música "Vaneira da Madrugada" é do nosso saudoso "Mario Meirelles"
Grande Compositor, Cantor e Gaiteiro
da nossa Capital Farroupilha Piratini.

Abraço a todos amigos e uma Boa Quinta-feira...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

"CÃO OVELHEIRO GAÚCHO"


Origem: Brasil Nome de Origem: Ovelheiro Gaúcho Utilização: Pastoreio. Classificação FCI: - Grupo 11 - Raças com homologação provisória; - Sem prova de trabalho.

Histórico

O Ovelheiro é o cão do gaúcho, fiel e inseparável companheiro. O Rio Grande do Sul (Brasil), com sua vasta extensão territorial, sempre foi local propício à agropecuária. Desde o remoto início do povoamento, quando começaram a perambular, pela imensidão do pampa, os ameríndios, os primeiros aventureiros espanhóis e portugueses, os campos foram enriquecendo devido às grandes manadas de eqüinos provenientes de alguns cavalos e éguas que se salvaram de um naufrágio, em 1512, e aos valiosos rebanhos de gado bovino, provindos principalmente das reduções jesuíticas. Também a criação de ovinos começou a ter grande influência na economia local. Para auxiliar no cuidado dos rebanhos, os cães passaram a ser utilizados com grande aceitação.
Por serem descendentes de cães de pastoreio, têm grandes qualidades exigidas no trato com as delicadas ovelhas, mas também sabem como comandar um rebanho bovino quando necessário.
O gaúcho aprendeu a dar valor ao seu inseparável companheiro, pois dois ou três cães e um peão conseguem, sozinhos, dar conta do pastoreio de um rebanho. Em certas propriedades, o peão é contratado em função do cão ovelheiro que possui.

UTILIZAÇÃO: o Ovelheiro Gaúcho é um cão diretamente ligado ao trabalho do campo, com a missão de acompanhar o peão em suas lides rurais, desempenhando a função de conduzir as ovelhas, buscando-as no campo e levando-as a bretes e piquetes. Guardá-las e protegê-las de outros animais e, até mesmo, de cães e de pessoas desconhecidas, são também funções dessa raça.
Quando em trabalho, ao transferir as ovelhas do pasto, viaja ao lado do rebanho ou atrás conduzindo-as, retomando em seguida à retaguarda para verificar as retardatárias e as que, eventualmente, tenham se afastado do rebanho, a fim de mantê-las unidas. Quando o rebanho se instala, os cães se deitam em posição de guarda. Na rotina de trabalho, nas fazendas, é muito comum fazerem toda a lida sozinhos, dispensando, inclusive, a companhia do peão. Podemos acrescentar que o ovelheiro gaúcho trabalha não só com ovelhas, mas também com qualquer tipo de rebanho. No pampa gaúcho, quando se contrata um peão, é fundamental que esse saiba lidar com os cães. Um bom Ovelheiro substitui, com tranqüilidade, três homens, e um peão sem cão, vale meio peão.

ASPECTO GERAL - de tamanho e estrutura medianos, com pelagem não muito longa, possui grande resistência, agilidade e rusticidade PROPORÇÕES - Padrão não comenta TALHE Altura na Cernelha Macho: Altura Máxima - 65 cm Altura Mínima - 55 cm Altura Ideal - padrão não comenta. Fêmea: Altura Máxima - 65 cm Altura Mínima - 55 cm Altura Ideal - padrão não comenta. Comprimento - padrão não comenta. Peso - padrão não comenta. TEMPERAMENTO - de fácil adaptação para atender os comandos, sem ser agressivo com o rebanho. Dócil e amigável com as pessoas com quem convive. PELE - Padrão não comenta PELAGEM - o pêlo deve ser adaptado às intempéries e mudanças climáticas. Pêlos médios e abundantes. Pelagem mais rala nos cotovelos e jarretes.